Como comprar e se divertir em um shopping conectado?

Step-9
Desafio 04Encerrado
Como comprar e se divertir em um shopping conectado?

Com o surgimento de novas tecnologias como a Internet das Coisas, nos questionamos como será o shopping conectado, quais dispositivos nos corredores conversarão com nossos celulares, como que as lojas enviarão informações relevantes para seus públicos e como estaremos conectados com todos os serviços oferecidos no shopping.

Neste mundo cada vez mais conectado, como você imagina suas compras e seu momento de lazer no shopping? Você assiste filmes no cinema, vai a lanchonetes e restaurantes, leva a família para passear, compra presentes ou roupas e acessórios necessários para o seu dia a dia. Como será, na sua visão,  um shopping conectado e como ele facilitará a sua vida?

Desafio 04Encerrado
Step-9 pergunta editada
6
Estevao

Enfim último desafio!

Como comprar e se divertir em um shopping conectado?

Acredito que minha resposta para essa pergunta está distribuída em todos os outros desafios, mas vale a pena “recapitular” e complementar algumas coisas. Dizem que a população em Goiânia adora shopping, tanto que nos últimos 5 anos houve um “boom” de novos empreendimentos incluindo o Passeio das Águas, que é o shopping da Sonae Sierra, e para os próximos três anos, há uma previsão de inaugurar mais 4 shoppings tradicionais e 3 shoppings focados em serviços.

Com essa quantidade de shoppings em Goiânia, todos acabaram na mesmice e para se diferenciar, apenas investem nos chamados polos gastronômicos e em pequenas tendências, que sinceramente, para mim é dinheiro jogado no lixo.

A conectividade nos trouxe possibilidades maravilhosas, criou novos mercados, novas formas de fazer negócio, de interagir com clientes, novas formas de nos “relacionar” e etc. No entanto, trouxe frieza superficialidade em nossos relacionamentos pessoais. Somo seres emocionais e acredito que mais do que nunca as marcas precisam explorar isso, inclusive os shoppings.

  1. Baseado nisso, acredito que o primeiro ponto seria um reposicionamento da marca, onde o Shopping se prontifica a criar momentos únicos para cada cliente se suas companhias (família, amigos, namorados(as), etc.):
  2. Nesta linha de pensamento, quando o cliente chegar ao shopping, ele seria convidado dizer o motivo da visita. Exemplo: O cliente através do aplicativo já baixado afirma que “está em um passeio com a namorada(o)”, através dessa segmentação, o sistema sugeriria as melhores atividades, promoções que se adequam a visita em questão, dicas simples, descontraídas e rápidas como: “não esqueça de puxar a cadeira para ela”, “elogie os olhos dela”, “esqueça o celular! Dê total atenção para a moça”. Tudo bem impessoal! Através dessa simples ação os lojistas teriam possibilidades de conhecer seu público do dia, prever cenários, atuar de forma personalizada, pois monitorariam através um sistema integrado com o shopping quem são os clientes dentro da loja, nomes, motivo da visita, última vez que foi ao shopping entre outros.
  3.  Não poderia deixar de fazer uma comparação (também chamada de cenários análogos) com os parques da Disney e da Universal. Quem já visitou sabe que é um experiência mágica e arrebatadora e que cada espaço traz sensações e sentimentos diferentes. Por que não fazer isso em o Shopping? Espaços diferentes, cenários diferentes, temas diferentes. O Villag
Estevao comentado
1
Rafael Pereira

Simples e Dinâmico …

Acredito que o shopping disponibilizando acesso gratuito a Wi-fi e um aplicativo com mix de informações de consumidores acerca dos estabelecimentos (bom com um 4square) aliando este a algumas ofertas das principais lojas (ou todas), isso melhoraria a interatividade dos consumidores com o estabelecimento.

Assim, automaticamente, o cliente ao entrar no shopping já se “relacionaria” ou teria um “briefing” dos lojista com experiências de outros usuários bem como as ofertas disponíveis por esses no dia/semana.

Acredito que devido a uma classificação por parte dos usuários de serviço, este também force os lojistas a se comprometerem mais com a qualidade do serviço prestado, além de ser um bom feed-back o shopping e aos lojistas.

Rafael Pereira respondeu
2
Estevao

Eu de novo!!!

Pessoal estava vendo uma reportagem e achei que encaixa com os desafios propostos aqui no Step-9. Não sei se alguém já conhece a tecnologia na prática, mas na minha cidade não possui nada do tipo. Trata-se de Beacon Marketing. Segundo o ProXXIma, trata-se de uma espécie de GPS indoor, capaz de localizar com precisão por qual gôndola seu cliente caminha dentro da loja e enviar a ele ofertas altamente personalizadas, com base no seu histórico com a marca e, claro, na sua movimentação no ponto de venda

https://endeavor.org.br/beacon/

http://www.proxxima.com.br/home/negocios/2014/06/02/Beacons–pega-ou-n-o-pega-.html

Estevao respondeu
2
eduardo.k

Compra coletiva com lojistas

Para o desafio proposto uma integração de diversão-consumo seriam compras coletivas em tempo real – com referência de que consumir é uma motivação extrínseca e colaboração uma motivação intrínseca, tornando a experiência de compra uma diversão por si. Lojistas poderiam programar tais compras antecipadamente – exemplo: compra coletiva de um conjunto de roupas, que envolvam 3 peças de 3 lojas diferentes, os grupos poderiam adquirir antecipadamente o conjunto e a compra coletiva fornecer as 3 peças.

eduardo.k respondeu
-1
Hugo Henrique Silva Lange

um app que lhe de pontos nas compras q vc faz nas lojas que voce cadastrar como preferenciais, assim, conforme voce acumule uma quantidade pre determinada, trocar por descontos, ou premios nas lojas ou promo do shopping! 🙂

Celso Capella comentado
1
luausp

Gostaria de ter um aplicativo para me localizar no shopping. Muitas vezes estou com pouco tempo e não encontro totens com a direção das lojas ou alguém para dar informações.

Celso Capella comentado
4
Leandro Ferreira

Oi galera do Step9 🙂

Antes de responder a este último desafio, tenho uma dúvida geral que já havia pensado e não escrito, sobre o Lojista.

Hoje a relacao do consumo (r$) dentro dos Shoppings é consumidor-lojista. … … No futuro, com todas as tecnologias integradas, etc, etc, entendo que os shoppings estarão muito mais presentes nesta relação (consumidor-shopping-lojista).

Minha pergunta eh,

primeiro, se vcs acreditam q esta relacao de consumo tende a ser modificada…

e segundo, se existe algum um movimento sendo realizado junto aos lojistas para entender o engajamento e interesse deles nesta mudanca na relacao de consumo do futuro com o Shopping….

Valeu!
Leandro

Leandro Ferreira comentado
1
sergiomesmo

Um App capaz de reunir meu comportamento de compra e preferências dentre todos os serviços do shopping. Essa informação poderia começar por um simples questionário de perguntas no cadastro, cresceria com perguntas de múltipla escolha a cada vez que o app fosse aberto e consolidaria com se tudo que eu consumisse fosse através do cartão registrado no app. Além dos links sociais.

Todos os serviços e produtos oferecidos já teriam meu perfil e juntos, oferecidos por campanhas de CRM (notificações, e-mail, SMS ou o que o consumidor optar), seriam suficientes p/ eu ter uma boa experiência de compra mesmo antes de ir ao shopping.

 

Descontos e promoções exclusivas pelo app e wi-fi grátis (de qualidade) são sempre um grande incentivo, além de ser gentil 😉

sergiomesmo respondeu
2
CamileF

Criar um app que guarde as suas preferências (de lojas, tipos de coisas que gosta de comprar, filmes que gosta de assistir, etc) e avise de novidades, promoções, etc

CamileF respondeu
0
rsl

Pegando um gancho com o que o Willian postou sobre cinema, também acho que esta interação seria excelente; Eu acrescentaria ainda um painel de pré-estreias que o público pudesse escolher para entrar em cartaz; Tem muita opção que não vem para Uberlândia e os generos disponíveis são muito limitados…  Um painel Touch Screen com as sugestões de filmes para entrar em cartaz, com informações, resumo seria interessante, além de um outro painel com filmes já em cartaz trazendo sinopse, horários, valores, etc (por que não até ativação de compra do bilhete?);

Um outro detalhe que seria interessante…  um aplicativo do shopping que contém um mapa com a localização de todas as lojas… Quando um lojista quiser anunciar uma promoção relâmpago (a Leroy Merlin faz muito isso) o lojista emite um sinal neste aplicativo onde quem estiver conectado receberá um sinal no celular e no mapa (aplicativo) uma bolinha vermelha ficará piscando indicando que lá tem promoção imperdível… Você pode criar no aplicativo uma legenda com as cores da bolinha…  Bolinha Vermelha, promoção relâmpago, acaba em poucos minutos…  bolinha azul piscando vem que tem promoção na loja (bota fora, 30, 50% de desconto), enfim… o que nós queremos de fato é a Promoção que Vale à Pena de verdade…

rsl respondeu
1
Ana Valéria ZM
  1. Eu já me sinto conectada ao Uberlandia Shopping por meio da minha loja preferida lá, a Le Lis Blanc. As meninas de lá sempre me enviam msgs via internet para me avisar dos lançamentos e promoções. Se preciso de algo, elas me mandam as opções em fotos e acabo passando lá para experimentar ou apenas para pagar. Amo essa comodidade que a conectividade nos oferece
Ana Valéria ZM respondeu
0
Williand10

Acho que dentro do shopping poderia ter objetos interativos, como você passa e vê o pôster de um filme, chega perto, vê uma tela, e nele você poder ter várias informações como sinopse, datas, custo, quem sabe até como chegar no cinema a partir daquele ponto? Ou vê uma propaganda e pode interagir adquirindo informações? E talvez um sistema de compras também,  quero por exemplo, um lanche, pego meu celular, seleciono o que quero, mas infelizmente não tem mais, automaticamente me aparece outras opções, escolho uma e pelo tempo para ficar pronto já me dirijo ao shopping, quando chego já aparece no mapa como chegar até o restaurante e como ja paguei pelo celular é apenas retirar o pedido mostrando o recibo no celular, enquanto como porque não olhar o que posso fazer no shopping? Como o que comprar, o que está em promoção? Filmes e tudo mais o que o shopping poder oferecer.

Williand10 respondeu
2
Celso Capella

Uma rede social de cada Shopping, onde os amigos e familiares podem interagir somente nesta rede ativada somente naquele shopping.

Cada participante  desta rede privada que estivesse no Shopping, poderia acompanhar os seus amigos e parentes, onde estão.

Esta rede é ativada somente em cada Shopping que implementar a solução, permanecerá desativada para usuários fora da área de cobertura do Shopping.

Integração com os setores de serviços do Shopping, podendo acionar a Segurança e Operação para determinadas ocorrências, somente para usuários já cadastrados. Tais interações poderiam gerar pontos  aos usuários que poderiam se transformar em “bônus” futuramente, melhorando os serivços prestados aos usuários.

Integração com as lojas de serviços do Shopping, por exemplo, um carro deixado para lavar ou roupa da lavanderia, as previsões de entrega do serviço seriam informadas pelas lojas para o Sistema Geranciador (Nautylus) que encaminharia para o usuário correspondente.

Com a solução ativada, o local onde o carro foi estacionado ficaria memorizado, mesmo em locais fechados.

Celso Capella comentado
×

Entre

Estatísticas de perguntas

  • Ativo
  • Visualizações14716 vezes
  • Respostas13 respostas
  • Seguidores0 followers
Question and answer is powered by AnsPress.io

Entre para nossa rede de inovação!

Para colaborar nos desafios do Step-9 você
precisa possuir uma conta.

Entrar
Ainda não possui conta? Cadastre-se

×